Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de julho de 2010

VICENTE VAN GOGH

Vicente Van Gogh, o mais pobre em vida, é hoje o PINTOR mais valioso do mundo

AMSTERDÃ,14 Fevereiro/2003 (AFP) - Vicente Van Gogh foi o mais pobre dos pintores e só conseguiu vender um quadro durante toda a sua vida. A Holanda celebra neste ano o sesquicentenário do pintor, hoje o artista mais valioso do mundo.
A Holanda presta merecida homenagem ao genial artista, nascido no dia 30 de Março de 1853 em Zundert, organizando várias exposições, entre elas " A escolha de Vincent", no museu Van Gogh de AMSTERDÃ.
Paralelamente a este "Museu Imaginário" que reúne obras dos artistas que o inspiraram, o museu KRÓLLER - MÜLLER de Otterio apresenta " Vicente e Helena", uma colecção de mais de 80 obras de Van Gogh.
Helena Kröller-Müller, esposa de um rico empresário, admirava Van Gogh e comprou em 1910 vários quadros do pintor. Chegou a adquirir oito telas num mesmo dia.
Uma terceira exposição, "Gogh Modern", apresentará, do dia 27 de Junho ao dia 12 de Outubro, também no Museu Van Gogh de Amsterdã, quadros de artistas contemporâneos nos quais a influência da obra de Van Gogh foi decisiva.
No dia 30 de Março, no aniversário de nascimento do artista, o Museu de Van Gogh, teve as portas abertas gratuitamente. E o correio holandês lançou dez selos com imagens de obras do pintor. Revanche póstuma para um artista que em vida não teve nem sucesso nem dinheiro.
Van Gogh não foi um gênio precoce. Inicialmente como empregado de um marchand de quadros e de um livreiro, depois como estudante de teologia e evangelista, Vicente ainda não havia encontrado seu caminho aos 26 anos. Sua família o aconselhou a se tornar padeiro, mas ele começou a desenhar.
" Desde então, tudo mudou para mim", escreveu em 1880, dez anos antes de seu suicídio em AUVERS-SUR-OISE. Durante esses dez anos, seu Irmão Theo lhe deu apoio moral e financeiro incondicional, permitindo que Van Gogh pudesse desenvolver seu talento.
No inicio, foi pintor dos humildes, exaltando o duro trabalho dos camponeses, em tonalidades sombrias, como em " Os comedores de batatas" (1885). Em 1886, Vicente instalou-se em Paris e conheceu Lautrec, Pissaro, Gauguim, Bernard, Signac. Depois foi para Arles, onde a luz e a cor lhe inspiram uma fase fecunda, pertubada no entanto pela disputa com Gauguim e as crises de loucura. Quando se suicidou em Auvrers no dia 29 de Julho de 1890, sua arte no auge.
Em vida, Van Gogh conseguiu vender um só quadro, "Vinha Vermelha", em 1890. Extamente 100 anos depois, em 1990, o " Retrato do Doutor Gachet" foi vendido por 82,5 milhões de dólares na casa de leilões Christie's de Nova York, tornando-se a tela mais cara do mundo.
Outros três quadros seus figuram entre as doze obras mais valiosas do mundo: " Retrato do artista sem barba", " Os lírios" e " Os girassóis"
VICENTE VAN GOGH- nascido a 30/03/1953 na cidadezinha de HOLANDA DE GROST -ZUNDERT, perto da fronteira com a BÉLGICA, era um homem angustiado e sofria de profunda depressão o que levou a morte, pois na época não havia cura.
Foi um pintor pós-impressionista, conhecidos por suas cores fortes, luminosas e exuberantes as quais traduzem para quem as obras, toda vibração do tempo, da simplicidade dos camponeses e o que é caracteristica de suas obras era pintar girassóis.
SUAS OBRAS: O quarto ( óleo sobre tela) a qual fez de VAN GOGH uma das referências no mundo da arte mundial, comedores de batata, retratava os pobres da zona rural, café noturno, que simbolizava e expressava a cor exagerada; Noite Estrelada e Campo de Trigo com cipestre, que produziam no asilo e pintou apenas por mais dois meses. Durante a sua vida, Van Gogh quase não ganhou dinheiro e dependia de uma mesada do seu irmão THEO .
Seu primeiro emprego foi numa galeria de arte, mas tarde seguindo os passos do pai tornou-se pastor.
Em virtude do seu sofrimento e profunda depressão suicido-se em 29 de Julho de 1890 com um tiro no peito, morrendo três dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário