Powered By Blogger

terça-feira, 6 de julho de 2010

PINTORA: TARSILA DO AMARAL

Artista brasileira nascida em Capivari -S.Paulo -, em 1886, foi uma importante pintora no modernismo buscando sem preconceitos, novas formas de expressão e participando ativamente das importantes transformações e valorização de uma arte genuinamente brasileira.
Estudou no colégio SION, e completou seus estudos em BARCELONA, na ESPANHA, onde pintou seu primeiro quadro, "SAGRADO CORAÇÃO", aos 16 anos.
Em 1922, teve uma tela admitida no SALÃO OFICIAL dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano, regressou ao BRASIL e se integrou com os intelectuais do grupo modernista. Embora não tinha sido participante da 'SEMANA DE 22", integrou-se ao modernismo que surgiu no BRASIL. Visto que , na EUROPA estava fazendo estudos acadêmicos.
Em 1923 voltou à EUROPA e teve contato com os modernistas que lá se encontravam intelectuais, pintores, músicos, grandes mestres, cubistas.
Iniciou a pintura "PAU BRASIL", dotado de cores e temas acentuadamente brasileira.
Em 1926, expõe em PARIS, obtendo grande sucesso. Em 1928, pintou o " ABAPORU" para dar de presente de anisersário a OSWALD DE ANDRADE que se empolgou com a tela e criou o movimento ANTROPOFAGIA.
Em 1923, pintou o quadro " OPERÁRIO" e deu inicio a pintura social no BRASIL.
De 1936 a 1952, trabalhou como colunista nos DIÁRIOS ASSOCIADOS. Nos anos 50, voltou ao tema "PAU BRASIL", sobre sua arte e a liberdade e expressão a melhor definição, vem dela mesma. " PINTURA" limpa, sobretudo, sem medo dos cânones convencionais.
Liberdade e sinceridade, uma certa estilização que a adaptação " à época moderna".
Faleceu em São Paulo, em 17 de Janeiro de 1973
OBRAS: "RETRATO DE OSWALD DE ANDRADE" 1823 ( óleo/tela 60x50 cm)
"ESTUDO (Nü)" 1923 ( óleo / tela 61x50 cm )
"SÃO PAULO (GAZO)" 1920 ( óleo / tela 50x50cm)
HISTÓRIA DAS OBRAS:
1- CHAPÉU AZUL - Esta tela foi realizada depois de TARSILA frequentar o ateliê de Emille Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma atmosfera lírica.
2- AUTO-RETRATO OU MANTEAU ROUGE - Em PARIS, TARSILA foi a um jantar em homenagem a SANTOS DUMONT com esta maravilhosa capa (Manteau Rouge, em FRANCÊS, significa casaco, manto vermelho). Além de linda usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou este maravilhoso auto - retrato.
3- NEGRA - Essa tela foi pintada por TARSILA em PARIS, enquanto tomava aulas com FERNAND LÉGER. A tela o impressionou tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava de um trabalho excepcional. Em A NEGRA temos elementos cubistas no fundo da tela e ela também é considerada antecessora da ANTROPOFAGIA na pintura da TARSILA. Essa NEGRA de seios grandes, fez parte da infância de TARSILA, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas - secas, espécies de babás que cuidavam das crianças.
4- EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil ) - Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista. Foi então que TARSILA começou a pintura intitulada PAU-BRASIL, com temas e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição - conferência sobre modernismo do poeta BLAISE CENDRARS realizada em SÃO PAULO, em junho de 1924.
5- CARNAVAL EM MADUREIRA - TARSILA veio de PARIS e passou o carnaval de 1924 no RIO DE JANEIRO. É curioso ver que ela colocou a famosa TORRE EIFEL no meio da favela carioca.
6- A CUCA - TARSILA pintou este quadro no começo de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros "bem brasileiros" , e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também considerado um prénuncio da ANTROPOFAGIA na obra de TARSILA e foi doado por ela ao Museu de Grenoble na França.
7- O PESCADOR - Este quadro tem um colorido excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi exposto em MOSCOU, na RÚSSIA em 1931 e foi comprado pelo governador RUSSO.
8- RELEGIÃO BRASILEIRA - Certa vez TARSILA chegou de viagem da EUROPA, desembarcou no porto de SANTOS e foi comprar doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa tela.
9- MANACÁ - Linda tela, com um colorido forte. Esta flor é represenrada por TARSILA de uma maneira particular, bem típica de obra dela.
10-ABAPORU - Este é o quadro mais importante já produzindo no BRASIL. TARSILA pintou um quadro para dar de presente para o escritor OSWALD DE ANDRADE, seu marido na época. Quando viu tela, assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor RAUL BOPP. Ficaram olhando aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional. TARSILA lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarania e batizaram o quadro como ABAPORU ( o homem que come). Foi aí que OSWALD, escreveu o manisfesto ANTROPOFAGO e criaram o movimento ANTROPOFAGICO, com a intenção de "deglutir" a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento, apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou uma sintese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "ABAPORU" foi a tela mais cara vendida até hoje no BRASIL, alcançando o valor de US$1.500.00. Foi comprada pelo colecionador argentino EDUARDO COSTANTINI
11-O LAGO - Maravilhosa tela da fase ANTROPOFAGIA, com o colorido e o tema tão típico de TARSILA. Seu sobrinho Sérgio comprou a tela e permaneceu com ela por muitos anos.
12- O OVO OU URUBU - Nesta tela temos símbolos muito importantes da ANTROPOFAGIA. A cobra grande é um bicho que assusta e tem um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento de algo novo e esta era a proposta da ANTROPOFAGIA. Esta tela pertence ao importante acervo de GILBERTO CHATEAUBRIAND e está sempre sendo exibida em grandes exposições.
13- A LUA - Este quadro era o preferido de OSWALD DE ANDRADE, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até sua morte (mesmo já separado de TARSILA).
14- CARTÃO POSTAL - Vemos a lindíssima cidade do RIO DE JANEIRO nesta tela, que é o maior CARTÃO POSTAL DO BRASIL. O macaco é um bicho ANTROPOFAGIA de TARSILA que compõe a tela.
15- ANTROPOOFAGIA- Nesta tela temos a junção do 'ABAPORU" com a "A NEGRA". Este aparece invertido em relação ao quadro original. Trata-se de uma das telas mais significativas de TARSILA e o colecionador EDUARDO COSTANTINI, dono do " ABAPORU", está muito interessado no quadro e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais donos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário