Powered By Blogger

terça-feira, 13 de julho de 2010

UMA HISTÓRIA PARA SER LEMBRADA-REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Muitos sabem que o dia 09 de julho é feriado, mas a maioria não sabe qual é a razão da comemoração. Eis o motivo: A Revolução Cosntitucionalista de 1932, que aconteceu durante julho e outubro daquele ano e que até hoje é lembrada, pois buscava uma nova constituição para o estado brasileiro, a não permanência do governo provisório no país, além de reativar as Câmaras Municipais e o Congresso Nacional, pois no ano de 1930, Getúlio Vargas, presidente na época, revolucionou e elegeu pessoas de seu conhecimento para judá-lo. Bom, é importante lembrar que Getúlio entrou para o cargo através de um golpe, que tirou o governador da cidade de São Paulo, Júlio Prestes.
O fato é extremamente importante para São Paulo, que decretou feriado estadual, em razão de ser considerada a maior revolução cívica e conflito armado do estado, que ocasionou a morte dos estudantes Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo, cujas iniciais MMDC foram utilizadas para simbolizar o acontecimento e a luta contra o governo de Getúlio, pois a população ficou extremamente revoltada, pois perdeu seus direitos e não tinha espaço para intervir no meio político. Ou seja, a Revolução Constitucionalista foi iniciada no dia 09 de julho de 1932 e o falecimento dos jovens foi uma das razões para tal fato. Os estuandantes paulistas foram sepultados no Mansoléu do Obelisco do Ibirapuera, em que São Paulo, e são lembrados até hoje pela coragem ao enfretar as tropas federais.
Desde então, a população se uniu ( totalizando 35 mil pessoas ) e contou com a força dos meios de comunicação, que lutaram contra os 100 mil soldados getulistas, durante três meses, encerrando-se no dia 02 de outubro de 32, sendo que aconteceu a derrota militar dos constitucionalistas. Porém, com o término das batalhas que resultou em aproximadamente 800 mortes, foi estabelecida uma eleição para uma Assembléia Constituinte, com o intuito de promulgar a Constituição do Brasil em 1934 e com a participação das mulheres.
Como término da Revolução, aconteceu a reconciliação entre Vargas e São Paulo, que posteriormente resultou na nomeação de um civil e paulista, Armando de Sales Oliveira, para ser interventor em SP.
No dia 09 de julho, são realizados desfiles e comemorações diversas para homenagear os participantes que tão bravamente lutaram por seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário