Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de julho de 2010

PABLO PICASSO, O GÊNIO DA ARTE MODERNA

O artista mais famoso e versátil do século XX, nasceu em Málaga, no Sul da Espanha, em 25 de outubro de 1881. O pai era professor de desenho e seu talento foi reconhecido cedo e aos 15 anos já tinha o seu próprio ateliê.
Seu nome completo; Pablo, em homenagem a seu tio, cônego da catedral da cidade; e, Diego, como seu avô paterno e José, como seu pai, nono filho de Diego; e Francisco de Paula, como seu avô materno; e Juan Nepomuceno, como seu padrinho; e ainda Maria de Los Remedios, e Cipriano de La Santissima Trindade; Picasso era o sobrenome de sua mãe. Ficou assim:
PABLO DIEGO JOSÉ FRANCISCO DE PAULA JUAN NEPOMUCENO MARIA DE LOS REMEDIOS CIPRIANO DE LA SANTISSIMA TRINDAD RUIZ Y PICASSO.
Dom José ( José Ruiz Blasco), seu pai, o iniciou na arte através de diretrizes acadêmicas. Anos mais tarde, mais velho, ao analisar uma exposição de desenhos de crianças, ele diria:
"Quando eu tinha essa idade sabia desenhar como Rafael, mas precisei uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças".
Após um início de estudante de arte em Madri, Picasso fez sua primeira viagem a Paris ( 1900 ), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob ( jornalista e poeta ), que o ajudou com a língua francesa, Max dormia de noite e Picasso durante o dia, pois costumava trabalhar à noite. Foi um período ed extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combústivel para o aquecimento do quarto.
Ele entra na fase azul ( 1901 a 1905 ), onde pintou a pobreza, a cequeira, a alienação e o desespero. Quando se apaixou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa ( 1905/ 1906 ).
Trabalhava durante a noite até o amanhecer, acordava por volta das 16 horas. As telas desta frase retratava acrobatas, dançarinos, ariequins, artistas de circo.
Em 1907, Picasso revolucionou o mundo da arte com AS DONZELAS DE AVIGNON, retratanto
prostitutas num bordel. Num estilo menos naturalista e mais geométrico, sua obra impressionou Braque.
Na fase cubista, Picasso estava apaixonado por Marcelle Humbert, pois seu relacionamento com Fernande terminou em 1912.
Braque e Picasso começaram a pintar juntos. Em 1914, Braque e seus amigos se alistaram para participar da guerra e Picasso sentiu-se só e deprimido, principalmente por que Marcelle faleceu em 1915 com tuberculose.
Em 1917 foi para Roma e desenhou cenários e figurinos para um Balé Russo. Apaixonou-se por Michelângelo e Rafael, mas também por Olga Koklova, uma bailarina. Casaram-se em 12 de julho de 1918. Neste período o artista já se tornara conhecido e era um artista da sociedade. Quando Olga engravidou, criou uma série de pinturas de mãe com filhos.
No dia 4 de Dezembro de 1921 nascia seu filho Paulo.
Nas décadas de 20 a 30, Picasso alterou seu estilo de pintura, atento às novas correntes ( Expressionismo, Surrealismo, Arte Abstrata)
"As três Dançarinas" foi a primeira tela a apresentar distorções muito fortes nas figuras. Isto é atribuído ao fracasso de seu casamento com Olga.
Em 1927 começou um romance com Marie - Thérèse Walter, uma loira alta de 17 anos. Ela engravidou em 1935 e Picasso pediu divórcio à Olga. A menina Maia, nasceu e Picasso voltou à vida boêmia encontrando Dora Maar ( fotógrafa). Elas brigaram muito entre si por Picasso. Dora porém era temperamental e depressiva e Picasso retratou-a com violentas distorções.
Em 1936, a Guerra Civil Espanhola começou e o artista apoiou o Governo Republicano contra o militarismo de Franco. Foi nomeado diretor do Museu do Prado e o Governo encomendou um mural para o Pavilhão Espanhol da Exposição Internacional de Paris.
Em 26 de Abril de 1937 os bombardeios nazistas a serviço de Franco arrasaram a pequena cidade de Guernica, deixando 2.000 mortos e milhares de feridos. Nasceu Guernica, uma grande obra mural, contra a opressão e a violência desencadeadas pela guerra.
Em 1943, Picasso conheceu Françoise Gilot ( 21 anos ) e Dora sofreu um colapso nervoso. Com Gilot, Picasso encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver. Françoise porém detestava a falta de privacidade. Os 2 filhos, Claude ( 1947 ) e Paloma ( 1949 ) não conseguiram uní-los. Em 1953, Françoise o abandonou.
Em seguida, apaixou-se por Jacqueline Roque. As obras de 50 e 60 já não eram tão inventadas e ele retorna ao passado estudando Delacroix, Velásquez e Manet.
Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas atividades; ele morre em 8 de Abril de 1973.
Picasso ao morrer, em 1973, deixou uma fortuna calculada em 300 milhões de dólares, dos quais 250 milhões em obras de arte. A lista do seu inventário acusa 1885 pinturas, 7089 desenhos, 3222 peças de cerâmica, 7411 gravuras, 1723 pedras, 1228 esculturas, 11 tapeçarias e 8 tapetes. Sua herança foi partilhada entre sua última esposa, Jacqueline Roque, seus filhos Maya, Claude e Paloma e seus netos Marina e Bernard ( filhos de Paul Picasso, o primeiro filho do pontor e já falecido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário