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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

JUDITH FALK - EDUCAR OS TRÊS PRIMEIROS ANOS: A EXPERIÊNCIA DE LÓCZY

INTRODUÇÃO:

O livro retrata a experiência de uma educadora, médica pediatra chamada JUDITH FALK,do por Emmi Pikler, também  e suas parceiras de pesquisa em Budapeste/Hungria, num Instituto chamado Lóczy, fundado por Emmi Pikler, também médica pediatra, onde começou à estudar e pesquisar o desenvolvimento e o comportamento dos bebês e de crianças pequenas.
Estes estudos serviram de base para muitos outros pesquisadores, tendo sido reconhecido como MÉTODO LÓCZY, devido seus numerosos detalhes das práticas de observação utilizadas para acompanhar o desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.
A contribuição das pesquisas neste instituto foram tão grande que não se restringiu apenas à educação institucional dos bebês e de crianças pequenas e à formação profissional mas abarcou contribuições à pediatra, à pediatra social, à proteção da infância e da juventude, à psicologia genética, à pedagoga, médica -pedagógica, ao social e também à psiquiatria infantil.
Muitos filmes e livros estão disponíveis a respeito desta experiência, além de diversas instituições espalhadas pela Europa adotam o método Lóczy em suas atividades educacionais.
Em 1962, Judith Falk, integrou-se à equipe de educadores/pesquisadores do Instituto Lóczy/orfanato onde aprofundou os estudos com bebês e crianças pequenas ( 0 e 3 anos  de idade) inclusive com seus próprios filhos. Desta experiência, proferiu palestras, escreveu livros e artigos. judith Falk faleceu em 2010 deixando um enorme legado

sábado, 13 de fevereiro de 2016

DIDONET, VITAL: A AVALIAÇÃO "NA" E "DA" EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO:

O texto discute as Diretrizes Nacionais definidas pelo governo Federal para aplicação em todo o país nos sistema de ensino. É importante destacar que o autor NÂO pretende definir diretrizes e tampouco estabelecer políticas operacionais e muito menos implementar orientações práticas nos Estados, Municípios e no Distrito Federal.
Ele apenas pretende apresentar questões centrais acerca da Avaliação para esta etapa da Educação Básica. O autor sugere abordagens que devam garantir qualidade "na" e "da" Educação Infantil.
A proposta do autor é a seguinte: Primeiramente discutir elementos que trazem à tona a Avaliação que ocorre dentro das instituições de ensino, aquela onde estão envolvidos aspectos de aprendizagens, desenvolvimento e realizada diretamente pela equipe interna da instituição. Trata-se tão somente da Avaliação que o autor chama de MICROAMBIENTE, formalizada pela equipe pedagógica visando a responder aos objetivos estabelecidos no Projeto Político Pedagógico da Instituição Escolar.
O termo "da" refere-se  então á AVALIAÇÃO DA INSTITUIÇÃO. O autor apresenta que estamos vivendo uma onda de testes padronizados já instituídos para outras  etapas da Educação Básica e que vem provocando posicionamentos contra e a favor. Para Vital Didonet, os testes padronizados divulgados como necessários para o estabelecimento de políticas e indicadores de qualidades mais abrangentes procurando estabelecer parâmetros de índices para todo o território nacional ainda não chegaram para a EDUCAÇÃO INFANTIL; mas que, segundo ele, não tarda a acontecer.
Assim como nas demais etapas da EDUCAÇÃO BÁSICA, onde os parâmetros de qualidade já foram instituídos e os posicionamento divergem, na EDUCAÇÃO INFANTIL, embora não tenha ocorrido a institucionalização da Avaliação formal ocorre da mesma maneira.
De um lado do debate estão estão aqueles que defendem que a Avaliação na EDUCAÇÃO INFANTIL, deva ser mais ou menos nos mesmos moldes da que ocorre nas demais etapas da EDUCAÇÃO BÁSICA.quer dizer, com notas, ou conceitos ou qualquer outra forma  de  quantificar desempenho das crianças a fim de verificar aprendizagem e desempenho. De outro lado, há os que defendem que haja alguma forma de acompanhamento, seja como registros, anotações, apontamentos, enfim, formas e maneiras diversas de verificação e acompanhamento do desenvolvimento integral das crianças. 
Didonet coloca que, de todo modo, já está previsto pela LDB que as instituições de ensino destinadas
a Educação Infantil estabeleçam formas de acompanhamento a respeito do desenvolvimento das crianças bem como das Instituições de Ensino de Educação Infantil.
A polêmica então se localiza na perspectiva da padronização destes mecanismo a fim de estabelecer uma diretriz nacional comum desses processos de avaliação das políticas para EDUCAÇÃO INFANTIL.
O autor pretende, com este texto, situar o leitor acerca da legislação existente sobre a Educação Infantil e ao mesmo tempo apresentar pontos de divergências e convergências a respeito do debate que envolve a complementação de implementação de Indicadores de Qualidade "NA" e "DA" Educação Infantil, seus limites e possibilidade com vistas à melhoria da Educação.




BECCHI, Egle - IDEIAS ORIENTADORAS PARA CRECHE

BECCHI, Egle - IDEIAS ORIENTADORAS PARA CRECHE

APRESENTAÇÃO:

O livro foi traduzido pela pesquisadora, especialista em Educação Infantil SUELY AMARAL MELLO, Trata da experiência italiana da Região da Emilia -Romagna, onde se desenvolveu uma riquíssima experiência no período pós  2 guerra e que até hoje serve de referência para muitos países da Europa na questão da Educação Infantil.
O livro está organizado em capítulo onde cada professora/pesquisadora que atuou naquele período apresenta sua discussão relacionada aos diversos aspectos que compõem o cotidiano de uma creche.
Como o próprio título do livro sugere, encontra-se princípios norteadores que, na visão das autoras, podem contribuir para o bom trabalho realizado na creche com criança pequena, conforme expressão utilizada pelas autoras. São análises e reflexões que foram experimentadas abarcando o cotidiano da creche, daí o título bem explícito da obra.
De um modo geral, o livro está centrado nas ações do professor e suas implicações. Trata resumidamente do papel pedagógico essencialmente e da importância da consciência do professor em seu trabalho, explorando a dimensão primeira e mais fundamental, quer dizer, a humanização, o ato afetivo desencadeador da formação da criança "bem pequenininha" como diriam as autoras.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARÂMETROS NACIONAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, BRASÍLIA: MEC / SEB, 2006 VOL.1

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FUNDAMENTOS

O debate sobre a qualiidade da educação da criança até 6 anos no Brasil tem uma história. Para situar o atual momento, é necessário rever concepções e recuperar os principais fios dessa história para que a discussão atual possa dialogar com os avanços e as dificuldades anteriores, alcançando um novo patamar nesse processo de múltiplas autorias.
Essa contextualização busca contemplar:
1-) a concepção de criança e de pedagogia da Educação Infantil;
2-) o debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate especifico no campo da educação da criança de 0 a 6 anos;
3-) os resultados de pesquisas recentes;
4-) a qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país.